8 de abril de 2010

…Lá se foi mais uma Páscoa…

…para as crianças não há nada melhor do que a tão esperada Páscoa, a visita do Coelhinho, os muitos Chocolates…quem não gosta…até os mais adultos adoram... Os mais pequenos vêem-na como uma “festa” colorida e animada…e a gente grande….?!?…começa a limpar muito bem as casas para receber o Compasso - uma ida do padre a cada casa para abençoar e benzer o lar e os que ali vivem…põem-se na entrada da casa flores no chão…lá vem o compasso avisando a sua chegada com a campainha, sempre com aquele som de felicidade…a família fica toda em fila indiana para beijar a cruz que um representante da igreja a faz aproximar de nós.
É também uma festa especial para os padrinhos e madrinhas…que oferecem aos afilhados, amêndoas (porque parecem-se com os ovos pequeninos) e ovos (símbolo da vida) de chocolate!
E o Coelhinho de chocolate?...hum, tão bom….a imagem do coelho aparece-nos como um símbolo de fertilidade…conta a lenda que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e escondeu-os num ninho para dá-los aos filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou a correr (não, não pensem que é o da “Alice no Pais das Maravilhas”) …Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.

Nenhum comentário: