8 de setembro de 2010

Recomeço das aulas de Yoga


Finalmente recomeçaram as aulas de yoga…já estava com saudades de praticar!
Esta paragem das férias fizeram-me mal pois hoje a aula custou-me imenso. Parecia que era o 1º dia pois estava com muita rigidez muscular e atrapalhava-me imenso na respiração. Tenho que insistir de novo…ainda para mais ouvi um documentário que falava que o yoga era um poderoso aliado para por de lado as gordurinhas a mais…isto interessa-me e muito!


O que acontece é que, devido aos exercícios respiratórios – pranayamas – provocamos uma diminuição de CO2 e aumentamos o O2 no cérebro que nos acalma a mente, diminuindo assim a ansiedade e proporcionando-nos um maior equilíbrio. Ao usar a respiração – que é o elo que liga a mente e corpo - e a meditação, consegue-se ir à raiz do problema e adquirir um novo estilo de vida.
Com os exercícios físicos – ásanas – as glândulas são estimuladas, os músculos são tonificados e há uma maior consciência corporal e do controle de processos mentais que geram a ansiedade.

O yoga é uma actividade cada vez mais procurada por pessoas que pretendem aliviar o stress, diminuir a tensão, relaxar e aumentar o bem-estar. Na aula de hoje apareceram mais duas alunas novas…
Há muita gente que acha estranho o yoga fazer emagrecer ou sequer transpirar pois vêm que esta actividade é muito parada. O que se passa é que, devido à insistência de uma determinada posição e devido ao esforço que impomos ao corpo para permanecer imóvel, dá-se um grande desgaste a nível físico e mental, pois também se transpira ao comandar à mente que o corpo fique estático naquele momento. O truque é enganar a mente e fazer crer ao cérebro que certo movimento é fácil e não custa nada e – como a minha professora diz – sempre com um sorriso nos lábios!


"Aprender a respirar e a sentir o momento presente faz parte da prática diária de um praticante de yoga.”


Nenhum comentário: