22 de abril de 2011

Dia Mundial da Terra

Hoje é o Dia Mundial da Terra e este dia tem como objectivo alertar a população mundial para a necessidade de diminuir a poluição na Terra. Este dia já existe desde a década de 1950, quando o senador americano Gaylord Nelson preocupado com os impactos que a indústria causava ao planeta Terra, decidiu iniciar juntamente com outros políticos locais,  manifestações em prol da preservação do planeta e consciencialização da população para os danos que certas acções poderiam provocar no nosso planeta.
Hoje as coisas ainda estão piores e parece-me que pouca gente se preocupa. Temos assistido a grandes catástrofes naturais que são resultado da devastação das florestas, da poluição das águas do rios e mares, da produção excessiva de lixo químico, da poluição das indústrias, da poluição dos automóveis, e muitos outros factores como os acontecimentos recentes no Japão, os conflitos nas regiões ricas em petróleo, as alterações climatéricas…Toda esta informação deveria ser no mínimo suficiente para nos fazer parar e reflectir sobre o caminho que estamos a seguir, e se ainda vamos a tempo de reparar erros que irão ter consequências para as gerações futuras

O Dia Mundial da Terra deveria ser todos os dias, pondo em prática pequenos gestos dentro do nosso próprio lar! E se queremos continuar a dizer que a terra é aquele ponto azul que temos em mente, há que praticar esses pequenos gestos…
não deixe as luzes em casa ligadas sem serem necessárias – poupe energia

…faça reciclagem de materiaisnão custa nada separar o papel, o vidro, o plástico e o metal
Ecoponto Azul: Papel e Cartão;
Ecoponto Amarelo: Plásticos e Latas;
Ecoponto Verde: Vidro;
Ecoponto Vermelho: Pilhas.


não deixe as torneiras abertas quando se escovam os dentes ou se faz a barba

desligue a água do chuveiro quando ensaboa o corpo

não deite lixo pela janela do carronão custa nada comer um rebuçado e deitar no caixote do lixo em casa…parece um atitude tão banal e no entanto tem imenso valor.

Pense bem antes de deitar lixo na rua ou desperdiçar a água que nós temos actualmente, para que amanhã jamais falte nossa fonte de vida para nós, nossos filhos, para os animais e todos os seres vivos. Se cada um fizer a sua parte, todos juntos faremos um todo!

Temos de ter consciência de que este é o nosso planeta…e só nós é que o podemos salvar!

Nenhum comentário: