6 de maio de 2010

Emagrecer a comer Soja

A soja apresenta características muito diferentes das outras leguminosas pois tem um valor proteico superior e contém todos os aminoácidos essenciais. Rica em potássio e fósforo, as suas sementes têm uma grande quantidade de vitaminas como a A, B, C e D. A soja pode ser usada em temperos, como o molho de soja, como rebentos, como tofu ou granulada - que substituem a carne - ou em leite, iogurtes e natas de soja - substituindo então os produtos lácteos. O molho de soja pode-se aplicar em quase todos os pratos, principalmente para temperar os legumes pois é salgado e assim até substitui o uso do sal. Eu já estou a praticar isso e os temperos ficam mais deliciosos.
Os rebentos de soja ficam muito bons em saladas – que é como eu aprecio mais, pois adoro sentir aqueles cliques quando a trinco…para além disso, agora, com o bom tempo, é bem fresquinha e sabe muito bem nas saladas - ou salteados com outros legumes.
A soja em bifes, nacos ou granulada tem de ser colocada de molho antes de ser confeccionada. A soja deve ficar de molho até ficar completamente mole e esponjosa.
O tofu é um alimento com um sabor neutro que absorve muito facilmente diferentes sabores, o que o torna num alimento extremamente versátil que tanto pode ser utilizado em pratos salgados como doces. Vende-se normalmente embalado com água e, depois de aberto pode voltar a ser armazenado no frigorífico imerso em água num recipiente fechado.
As natas, iogurtes e leite podem ser usados como os que são feitos de leite de vaca. 
Os benefícios da soja
Obesidade: o seu elevado teor de fibra contribui para o controlo do peso, uma vez que torna a digestão dos alimentos mais lenta, aumentando a sensação de saciedade e retardando a absorção de alguns nutrientes, principalmente a glucose. Acelera assim o metabolismo e reduz a gordura corporal.
Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o mau colesterol, cerca de 33%.
Prevenção do cancro: o consumo diário de soja e seus derivados diminui a incidência de cancro da mama e da próstata até 50%.  Menopausa: a soja atenua os desconfortos do clima, como os suores nocturnos e as ondas de calor Osteoporose: ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea.  Diabetes: as fibras do grão de soja agem como reguladores do nível de glicose.  Arteriosclerose: a hormona vegetal isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença.

Nenhum comentário: