8 de junho de 2010

Memória

Problemas de memória acontecem a toda a gente…nunca vamos para novos!! Mas, ultimamente tenho sentido muita perda de memória que mais parece que me limparam as ideias do cérebro e, logo a mim, que era tão certinha e nunca me esquecia de nada! Chego ao ponto de entrar numa divisão da casa e ficar parada pois não me consigo lembrar do que queria de lá…começo frases e depois não as acabo pois as palavras não me saem da boca…é terrível… e depois chateio-me comigo própria pois parece que nem digo as coisas com nexo. A minha médica já me tinha informado disso mas daí a sentir estas coisas com tanta frequência…
Fiquei a perceber que isso acontece muito a doentes com fibromialgia, pois, por termos uma dor crónica e a sentirmos durante todo o dia, o cérebro fica sempre em alerta para dor e não presta atenção às outras funções, como por exemplo a concentração. Assim, quando não nos lembramos de uma situação ou de um nome de uma pessoa, foi porque esse momento não foi bem armazenado no cérebro e depois claro, não há como lembrar desses detalhes. Não conseguimos estar concentrados a 100% pois temos presente sempre a dor. Por me sentir assim, meio perdida e perdendo as minhas coisas, comecei a ter atitudes mais cuidadas no quotidiano, pois a memória preparava-me várias partidas e já fiquei mal algumas vezes…
A minha rotina diária tem que ser feita sempre da mesma maneira mal me levanto até me deitar. E eu que nem gosto da rotina, passei a ter que fazer as várias acções do dia-a-dia sempre com uma sequência, de maneira a que o corpo reagisse quase que automaticamente, sem ter que puxar pela memória e assim guardá-la para outras ocasiões mais importantes – lol - dito assim, até parece que consigo dar ordens ao cérebro, mas não, são apenas hábitos que vão educando o nosso corpo. Os vários objectos que uso diariamente ponho-os sempre no mesmo lugar – mas isso também já fazia - apenas agora parece que tem que estar tudo à mostra para eu captar logo a atenção para eles – o  inconveniente é que o quarto  parece que está sempre desarrumado.
Passei a apontar mais as coisas – exemplo do blog, pois assim vou lendo o que já pesquisei e não consegui memorizar – nos papéis e deixa-los em cima da mesa para no dia seguinte saber o que queria fazer. Mas também não custa nada, pois como adoro escrever e transmitir os meus pensamentos para o “papel”, assim até ajuda a gravar melhor no cérebro o que tem de ser feito – sempre foi esse o meu método de estudo, escrever para memorizar! Comecei também a notar que falava em voz alta ou quando escrevia ou quando lia…é que está provado que lendo em voz alta e repetindo as coisas algumas vezes, isso ajuda a memorizar melhor.
Bem, já li este texto muitas vezes e acho que não está mal escrito…eu própria fiz um esforço para não repetir as palavras mas mesmo assim, cheguei a irritar-me algumas vezes, por não me lembrar de palavras com o mesmo significado…fico “taralhoca” – como o meu pai me diz…lol… mas que hei-de fazer…para irritada já basto eu!!

Nenhum comentário: