8 de junho de 2010

Dieta sem pão, não!

Estou a falar deste tema pois ouço muitas vezes - das pessoas que me rodeiam – que o pão, na minha dieta, não devia existir, pois engorda! “Oh, meus amigos ,z,z,z,z”…isso é apenas um mito pois pode-se comer pão sim mas…saber qual comer e quando!

Um plano alimentar para emagrecer não significa sofrimento nem abolição de alimentos saudáveis, tais como o pão. Achar que o pão engorda é um grande erro, até porque o que engorda não é o pão por si só, e sim o que barramos nele: a manteiga, os queijos gordos, os enchidos…Em vez disso, passei a barrar com queijo fresco, a manteiga habituei-me à de soja, a compota com menor açúcar possível …
O pão de trigo é que deixei de comer pois esse é que não trás quaisquer nutrientes para o organismo, para além de ter muito sal e ser pobre em nutrientes. Ingerido na medida certa, o pão traz inúmeros benefícios à alimentação: vitaminas e minerais e hidratos de carbono de absorção lenta.
Se a intenção é emagrecer, um pão de mistura é uma opção mais saudável e menos calórica do que bolachas, biscoitos ou tostas, mesmo as integrais ou dietéticas – atenção, os produtos dietéticos às vezes até são os piores e eu que o diga, pois houve uma fase em que passei apenas a ingerir esses produtos e foi catastrófico, pois este tipo de produtos tem uma grande quantidade de gordura para lhes conferir aquele sabor e textura que nos são tão agradáveis!
E está mais que provado que uma fatia de pão sacia muito mais do que 5 bolachinhas, por isso, coma pão e emagreça com saúde, acima de tudo! Eu passei a variar muito no pão e até consigo come-lo sem barrar com nada pois até são saborosos.

Adoro o pão de centeio com frutos secos, principalmente se tiver nozes e passas – hum, trincar aqueles frutos é delicioso - e não faz mal nenhum, até porque os frutos secos têm uma gordura polinsaturada.
O pão integral contém mais fibra, vitaminas e minerais e como não é submetido a um refinamento, mantém mais nutrientes que o resto dos pães. O pão de milho contém mais hidratos de carbono que o tradicional, apesar de ser pobre em gorduras. É o menos calórico dos pães.

 

O pão árabe, conhecido pelo pão de pita diferencia-se dos restantes porque não contém fermento e é ainda mais pobre em gorduras – é óptimo quando recheado com verduras. Por fim, as tostas, que são fáceis de digerir e cómodas para petiscar mas, são bem mais calóricas pois têm menos água e mais hidratos de carbono que o pão, por isso é conveniente controlar a quantidade ingerida.
Não é de ficar a babar com estas delicias? Eu já fui a muitas padarias e vou experimentando o grande leque de diversidade que agora já se fabrica.

Nenhum comentário: