29 de julho de 2010

4 Casas

Estas quatro casas estão localizadas no México e estão bastante interessantes pois o programa está bem organizado conseguindo vencer a grande diferença de cotas que o terreno tinha e, para além disso, há uma boa integração das mesmas com a paisagem. As casas dão-nos a ilusão que estão elevadas devido às quatro colunas de metal em cada volume que reforçam o efeito das casas parecerem estar a flutuar para quem as vê da rua. 
As quatro casas foram projectadas pelo arquitecto Julio Gaeta e estão construídas num terreno bastante íngreme, tendo uma área de construção de 2.100 m2 e sendo o projecto resolvido a partir de dois volumes em que cada um contem uma entrada a nível do piso 0, organizando-se depois, os outros dois volumes abaixo destes dando-lhes uma configuração de torre.
Quanto à materialização do projecto todo ele é muitos simples utilizando-se apenas o reboco à vista e caixilharias escuras. As aberturas nas fachadas são bem controladas predominando a linguagem horizontal nos grandes rasgos que predominam no alçado da rua. Grandes envidraçados são aplicados nas zonas de estar para assim se usufruir das belas vistas que a paisagem nos oferece e do pé direito que dá outra dimensão a este espaço.

Nenhum comentário: