12 de agosto de 2010

Saber sonhar…


Somos sonhadores de ilusão ou de realidades? Sonhadores de ilusão adoram inventar sonhos, pensar nas coisas, planear e no dia seguinte perguntamos: então, o teu sonho? E a resposta é: “Já mudei de projectos! Estes são os sonhadores teóricos que adoram o romance e a perfeição dos sonhos mas pouco fazem para os tornarem reais. E os sonhadores de realidade? Esses põem mãos à massa, pondo de lados as coisas desnecessárias e vão ultrapassando as várias barreiras até que o sonho se realize.

Sonhar é um verbo poético e romântico. Sonhar é nada mais do que desejar realizar algo e em seguida planejar para o conseguir!
O problema é quando não somos fiéis ao nosso sonho. É claro que podemos mudar de sonhos pois isso também faz parte da vida, mas há pessoas que vivem andando de sonho em sonho e nem sabem o que querem! O mal é que demoramos muito tempo para saber o que queremos e acabamos por perder tempo demais gastando energia ao pensar qual o sonho que queremos sonhar.
O ideal é pensar com calma…mas sem demorar muito!!!...lol…é importante analisar se o sonho é realmente agradável e se vale a pena investir nele pois também há sonhos que são uma dor de cabeça! Se o sonho for digno de valer a pena, a questão é mesmo lutar por ele…mas se queremos realizar um sonho e depois outro e mais outro, vai chegar a um ponto em que não temos energia para tanta coisa e acabamos por concretizar apenas um que se calhar até era o mais fácil e deixamos para trás o mais vantajoso.
É importante saber sonhar e focarmo-nos apenas num sonho para que este sonho não passe a pesadelo. Claro que há sonhos que não perturbam os outros e conciliam-se todos harmoniosamente. Alguém que queira ser arquitecto, ter uma família maravilhosa, uma casa fantástica, escrever um livro…não há conflito entre estes sonhos. Mas se esse alguém quiser ser arquitecto, bem como psicólogo ou advogado, tudo ao mesmo tempo, só se complica e não nos concentramos para conseguir apenas um desses sonhos.
Normalmente, vale a pena esperar que um sonho se demore tanto a realizar pois é mesmo esse que nos agrada de verdade, do que concretizar pequenos sonhos que nem nos realizarão. Os grandes sonhos exigem muita paciência, disciplina, concentração, persistência e principalmente coragem para seguir o caminho mais longo e difícil, mas que nos dará imensa alegria e realização.
Não basta sonhar…é preciso saber sonhar. Sonhar é uma arte!

Nenhum comentário: