17 de agosto de 2010

Dicas nutricionais para a Fibromialgia


Lá ando eu nas minhas pesquisas sobre alimentos e sobre a fibromialgia, sempre à espera de encontrar um milagre…lol. Assim fica aqui um resumo de vários sintomas que sinto e que poderão melhorar fazendo uso de certos alimentos, mediante cada caso.
Estou a ter uma enorme DIFICULDADE EM PERDER PESO que se deve à falta de ácidos graxos - são as “gorduras boas” que são essenciais para todas as células do nosso corpo, pois exercem funções essenciais para o organismo, incluindo a produção de energia, o aumento do metabolismo, o aumento do crescimento muscular e o transporte do oxigénio. Obtêm-se isso ingerindo: semente de linhaça, cenoura e salmão. Tenho feito uns sumos de frutas em que depois adiciono as sementes de linhaça e ficam muito saborosos.
Faço imensa RETENÇÃO DE LÍQUIDOS em todo o corpo, que se deve a um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio. Obtêm-se isso ingerindo: azeitonas, pêssego, ameixa, figo, amêndoa e nozes.
Sou tão gulosa…e então quando me dá aquela COMPULSÃO DE DOCES é terrível…é uma ansiedade querer comer bolachas e sobremesas…enfim…Quer dizer que temos falta de cromo. Repõe-se isso ingerindo: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre e cenoura.
A DOR DE CABEÇA tão frequente é horrivel e então quando acordo com dores logo pela manha estraga-me o dia. O que está em falta é o potássio e o magnésio que se podem obter ingerindo: banana, milho, manga, pêssego e laranja.
O DESCONFORTO INTESTINAL, e o INCHAÇO ABDOMINAL são muito chatos! Irrito-me pois mesmo tendo cuidado em não comer muito e mesmo que coma apenas saladas, lá estou eu inchada na mesma que mais parece que comi este mundo e o outro! Quer dizer que temos falta de lactobacilos vivos, isto é, num intestino saudável a flora bacteriana tem que estar bem para ajudar o nosso corpo a digerir e a produzir certas vitaminas. Se o intestino não tem uma parte desta flora – que pode estar em causa devido a medicamentos ficando vulnerável ao ataque de microorganismos nocivos - ocorre um desequilíbrio, e é aí que entram os lactobacilos, que ajudam a combater essa carência de bactérias. Para repor a flora intestinal há que ingerir coalhada e iogurtes.
Ando com o CABELO QUEBRADIÇO E as UNHAS FRACAS por falta de colagénio que posso obter ingerindo peixe, ovos, carnes magras e gelatina….hum, gelatina já se comia!!
O meu COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS estão muito ALTOS, vou fazer análises daqui a pouco tempo para ver se já baixaram. Por falta de ómega 3 e 6, tenho que ingerir sardinha, salmão e azeite, que para mim não me custa nada pois adoro salmão. 

O melhor mesmo é ingerir alimentos naturais, muitos legumes e uma menor quantidade de proteína animal e maior quantidade de proteína vegetal, associados ao consumo de grandes quantidades de frutas, proporcionam um estado mais saudável.

Nenhum comentário: