18 de agosto de 2010

Salmão com legume variados


Hoje de manhã apetecia-me algo fresco que não fosse um iogurte e então fiz um batido de melancia , bem refrescante e colorido…adoro ver cor nas refeições, alegra-me o espírito! 

A MELANCIA é óptima pois refresca e ao mesmo tempo é doce e nutritiva. É uma fruta rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (B, A e C). Em função da sua grande quantidade de água, actua como um excelente diurético no corpo humano. Possui também propriedades digestivas. É um fruto de baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias. É recomendada para quem tem pressão alta e reumatismo. O suco de melancia provoca a eliminação do ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, excesso de peso e problemas de garganta. Além disso, protege contra o cancro e a oxidação celular e ainda apresenta um efeito calmante sobre a mente e as emoções!

Ao almoço, decidi fazer um filete de salmão temperado com molho de soja – assim o sal fica de lado, que é coisa que já não uso há algum tempo, substituindo-o também por especiarias – e legumes mexicanos salteados. Confecciono este prato numa frigideira pois não tenho um wok e assim também fica saudável porque os legumes são cozinhados na mesma de maneira a ficar “all dente” e a continuarem com as suas vitaminas. Para ficar mais homogéneo e ligar os legumes acrescentei um pouco de polpa de tomate, para dar aquele sabor intenso e ácido que eu adoro do tomate e ainda adicionei aos legumes um tomate aos pedaços bem como algumas folhas de manjericão para finalizar e assim dar aquele aroma apimentado tão característico do manjericão.

O MANJERICÃO também ajuda a fazer uma boa digestão e a melhorar as dores de cabeça. Facilita o funcionamento dos intestinos, afasta a  fadiga e faz bem à pele. Auxilia na boa circulação e no combate às dores reumáticas. É bom para tosses, resfriados e aftas. Eu tenho alguns raminhos no frigorífico e estou tentada a comprar em vasinhos, seria mais fresco e teria melhor qualidade.
O TOMATE é um óptimo antioxidante e anticancerígeno. A vitamina A é óptima para a pele, cabelo e unhas. Rico em vitamina B, é bom para o sistema nervoso e auxilia a perder gordura. A vitamina C actua como poderoso antioxidante. Possui Ferro, prevenindo assim a anemia e fraqueza. O fósforo aumenta a resistência física e age sobre os ossos. O magnésio, previne contra as doenças cardiovasculares.

Um comentário:

Cristina disse...

Oi, amiga. Passei por aqui para ver se coseguiu o que queria e já ví que ficou ótimo. Adorei estas comidinhas naturebas!!! Quando precisar de algo é só dizer. Bjs