25 de outubro de 2010

Dia Mundial da Massa


Hoje comemorou-se o Dia Mundial da Massa, quem diria!!! lol...…Já há tantos dias para comemorar tudo e aqui aparece-nos mais um sob uma vista mais comercial! O 25 de Outubro foi estabelecido em 1995, num congresso internacional de pastas em Itália onde a massa foi mostrada como um produto amplamente consumido e adorado em todo o mundo. Nesta época, muitos países organizam festas e eventos especiais para mostrar que a massa é um alimento universal e adaptável a qualquer cultura.
"A massa é um alimento nutritivo, económico e versátil, com o qual podemos fazer inúmeras variações e criar pratos maravilhosos

Esta frase demonstra muita coisa…pode-se comer massa à vontade pois o que prejudica numa boa alimentação são os molhos que lhe juntamos e não propriamente os carboidratos. Os molhos brancos, com queijo, bacon é que são prejudiciais. Todas as massas são recomendadas desde que sejam consumidas com moderação e na proporção correcta. A massa integral claro que ainda é uma opção muito melhor pois por ter mais fibras e ser rica em amido, liberta o açúcar mais lentamente, mantendo assim a saciedade por mais tempo.

O interessante de um prato de massa é que se pode adicionar de tudo e darmos asas à imaginação pois pode-se combinar vários ingredientes, conforme o gosto: tomate, legumes coloridos, verduras, nozes, ovos, salmão, frango, atum, frutos do mar, fruta. E, por ser o dia que era, aproveitei para fazer mais uma massa hoje…os brócolos tinham sobrado do dia anterior de uma sopa, bem como a cenoura…juntei mais umas ervilhas e um tomate bem partidinho e voilá…estava pronta a minha massinha que tanto adoro!
O prato fica assim equilibrado pois para além dos carboidratos ingerimos também fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

Nenhum comentário: