19 de outubro de 2010

LONDRES - 3º dia


Segunda-feira fomos logo de manhã a pé até Buckingham PalaceMorada: para vermos a troca da guarda às 11.30h. É um programa a não perder, não só pelo próprio espectáculo de marchas, vestimentas, música, bem como a beleza do Palácio…os portões são lindos, ricos em trabalhados e bem majestosos!
O espectáculo começa com vários desfiles, cada um a aparecer de uma entrada diferente e que depois se reúnem no recinto do Palácio. É espectacular a coordenação dos guardas e a sua precisão milimétrica. Aquelas fardas são demais…chapéus altos de pelo preto, casacos vermelho garrido, símbolos dourados…é lindo de se ver e dura 45 minutos. 
Apanhamos de novo o Tour e saímos para as zonas de comércio…fomos ver Oxford Street…é enorme a rua, com mais ou menos 1km – 1.5km de comprimento, cheio de lojas, comércio e lugares para comer…é impressionante o dinamismo desta rua…tanta loja de roupa que nem sabemos para que lado nos virar. Continuamos a descer pela Continuamos a descer pela Regent Street e fomos visitar a loja Hamleys Toy Store, a maior loja de brinquedos de Londres e talvez da Europa. O Hamley's tem cinco andares de pura fantasia…o conteúdo desta loja acho que provoca mais sorrisos nos adultos que crianças…lol…é mesmo um mundo de fantasia, em que ficamos a ver as várias demonstrações que os funcionários fazem de jogos e peças voadoras que ficávamos a olhar a tentar perceber como funciona! Vale a pena espreitar por ser um sitio de dimensões diferentes às que estamos habituados.
 
Depois desta visita rápida fomos conhecer a zona de Soho, um bairro cheio de atracções para os turistas por ter locais de entretenimento como discotecas, pubs, cafés, teatros, bares de jazz. Aqui almoçamos num restaurante indiano – massala zone - hum…soube tão bem apreciar aqueles sabores orientais e apagar o “arder” da boca com um batido de manga, iogurte e canela! 
Entramos em Soho por uma rua estreitinha - Carnaby Street – muito arrumadinha, fechada para carros e cercada de arranjos florais e de lojinhas muito “cool”. 





A seguir descemos para Chinatown, uma zona muito “chinesa” mesmo…lol…os olhos rebolavam com tanta variedade de lojas, bares, restaurantes e supermercados especializados em ingredientes culinários exóticos sendo a decoração de cada serviço o que tornava esta zona tão peculiar…gostava de ter perdido aqui mais tempo mas este escasseava!









Seguimos para Covent Garden Market, mais uma zona animada com espectáculos de rua e muita música. È um antigo mercado de frutas e verduras convertido num centro comercial com muitas lojas de chá, de chocolates e lolipops!! Como o mercado é coberto, há umas barraquinhas muito originais e práticas em que os artesãos vendem os seus artigos todos os dias.

 
Eu comprei um cupcake lindo e gostoso mas nem sabia qual escolher com semelhante variedade! 





O próximo destino foi Trafalgar Square, uma praça enorme muito rica em monumentos onde acontecem manifestações, festas e comícios. As 4 estátuas gigantes de leões que pousam na base da Coluna de Nelson são o marco principal…é incrível a sua exuberância e escala! 
Ao fundo está o National Portrait Galery, um museu cheio de obras raras e sofisticadas, que demonstra toda a sua imponência. As fontes e a estátua de Charles I ajudam a completar este lindo quadro!
Dirigimo-nos para Piccadilly Circus, a famosa praça que tanto se fala devido aos seus enormes néons publicitários que são a sua imagem de marca. Como curiosidade, o painel com o logótipo da Sanyo é o mais antigo de todos e está naquele local desde 1980 permanecendo inalterável até hoje. É uma das zonas comerciais mais concorridas da cidade e um dos lugares favoritos onde as pessoas se reúnem antes de ir à lojas e áreas de entretenimento. Muitos cafés a servirem pizzas em serviço take-away e cachorros…


No último dia da viagem decidimos visitar o famoso centro comercial Harrods, propriedade do milionário Mohamed Al-Fayed. Aqui encontramos todas as lojas de marca mais importantes e exclusivas, mas o que mais me chamou a atenção, é que uma grande parte do piso inferior é dedicada à comida e à alimentação. Ali pode-se encontrar desde o queijo mais requintado ao chocolate mais delicioso…cupcakes lindíssimos, que nem apetece comer, apenas admirar…caixinhas e embalagens requintadas de chás…sandes de encher o olho e demonstração de comida dos vários países…tudo num ambiente magnífico! 



A zona de acesso das escadas rolantes é magnifica, toda ela dourada e com elementos egípcios muito trabalhados, havendo no piso inferior, uma estátua em honra de Lady Di e Dodi Al-Fayed, erigida pelo pai deste último. 
Almocei mais uma vez, uma sande indiana e fomos a correr para o hotel, pois a boleia já estava à espera para irmos para o aeroporto. E pronto, lá se foi Londres…adorei e superou as minhas expectativas, como já falei…Agora que já está feita uma visita geral há que marcar outra de novo para ver muita coisa nova e as mesmas ao pormenor.
As lembranças que comprei foi apenas um porta-chaves, umas especiarias, um chá – já que não tive tempo de o apreciar lá – um cupcake e uns lollipops! :)

Nenhum comentário: