18 de outubro de 2010

LONDRES - 1º dia

E assim se passaram 4 dias nesta cidade maravilhosa. Adorei estar lá e tudo que vi ultrapassou as minhas expectativas! Londres é uma cidade cheia de surpresas…quando nos deparamos com algo magnífico viramos as costas e logo atrás tem uma outra referência majestosa que nos faz ficar de “boca aberta”. Somos presenteados com uma construção típica inglesa que nos envolve em tempos passados e que logo de imediato nos transporta para grandes praças com edifícios modernos envidraçados e transparentes…e tudo muito bem rematado e tratado com uma grande harmonia!

Chegamos sexta à tarde – dia 1 de Outubro -  ao aeroporto de Gatwick e já estava reservado um carro de aluguer - com motorista claro pois é a confusão é muita ao conduzir do lado direito. Ainda viajamos perto de 1.30h até chegar ao nosso hotel: Hotel In Victoria. O hotel é de 3*, os quartos são relativamente pequenos, mesmo só para dormir, mas pelo menos tinham uma casa de banho higiénica e não como outros hotéis que cheguei a ver na net. Já era tarde e fomos dar uma volta para conhecer a zona. Estávamos muito bem localizados em questão de transportes pois logo ao lado tínhamos a estação de caminhos-de-ferro e metro de Victoria. Acabamos por jantar no Victoria Place Shopping Centre no MacDonalds pois era o que estava mais acessível a nível de preços e a zona da restauração já estava a encerrar.

No dia seguinte – sábado – começamos a caminhar para Hyde Park e ao longo do caminho já se viam aquele tipo de casa vitoriana, todas elas com cave, gradeamentos trabalhados…tudo muito britânico! No Hyde Park vimos o monumento ao Peter Pan - uma ideia original pois era um enorme espelho no jardim em que reflectia a nossa pessoa mas em ponto pequeno como conta a história...




Vimos o monumento à princesa Diana – uma fonte lindíssima com jogos de água diferentes – pequenos esquilinhos que vinham ter connosco à procura de alimento, patos a esvoaçar em bando, muitos atletas, o enorme lago The Serpentine…tudo muito verdejante e asseado. 

Vimos ainda o palácio de Kensington, a residência real utilizada desde o século XVII onde lá viveram também a Princesa Margaret e Alice. Actualmente alberga a exposição fotográfica sobre a Princesa Diana e a Royal Ceremonial Dress Collection que exibe alguns vestidos usados pelas princesas e rainhas.

 

 

Depois deste passeio higiénico dirigimo-nos para Notthing Hill, uma zona muito “in” de Londres devido às suas boutiques, às bonitas casas vitorianas, aos restaurantes e ao seu famoso mercado de Portobello, que se fazia precisamente ao sábado, localizado na Portobello Road. O filme Notting Hill, com Julia Roberts e Hugh Grant, também ajudou a aumentar a fama desta zona de Londres, mas já não tive tempo para ver a famosa livraria. Esta zona estava repleta de pessoas, todas elas dos mais variados estilos. Ao longo do percurso começamos a encontrar pequenas bancas de venda de fruta em copos com chocolate quente, bem como a venda de sumos de laranja naturais feitos na hora…muito bom! 


No mercado de Portobello pequenas barraquinhas dispunham velharias, roupa, mobiliário, produtos alimentares, acessórios tais como óculos, pulseiras e carteiras, posters, t-shirts feitas na hora, cafés, discos…O almoço acabou por ser nessas barraquinhas de cupcakes, cachorros com salsicha fresca, wraps que enrolavam comida vegetariana, petiscos de marisco…enfim, uma grande variedade de sabores e cheiros que inundavam a rua! 



Já eram 14h e apanhamos o metro e saímos na estação de Westminster. Fiquei admirada com semelhante variedade de monumentos nesta zona pois mal saímos do metro deparamo-nos com a roda gigante – London Eye – e logo atrás de mim a grande torre - Big Ben
O relógio é lindíssimo, nem tenho palavras para o descrever…nem as fotos conseguem transmitir semelhante beleza…só mesmo estando no local. A orla do Rio Tamisa e o Parlamento de Westminster dão-lhe uma grande distinção…imperam a sobriedade, a elegância, algo misterioso…lindo, lindo! 



O Palácio de Westminster claro que compõe esta zona, com o seu estilo vitoriano e arquitectura neogótica. Fez-me lembrar um castelo daqueles feitos na areia…lol… :)...as palavras são sempre as mesmas: lindo, rico, grandioso, imponente...é digno de vermos todos os pormenores.





Passamos Westminster Bridge e apreciamos a animação de rua, o cheirinho a amendoins torrados com açúcar, a venda de souvenires…e passeamos ao longo do rio em direcção a London Aquarium, onde fomos levantar os bilhetes para andar no London Eye


É uma paragem a não perder pois fica-se com uma vista geral da cidade em apenas 30 minutos e pode-se observar melhor um outro ponto turístico que possa ser interessante. 
Já era hora de jantar e dirigimo-nos para uma praça perto de Royal Festival Hall e Queen Elizabeth Hall onde se passava uma feirinha de especiarias. 

Jantamos num restaurante italiano – Luciano Franchi 1882 onde se comeu bem - a percentagem da gorjeta que apareceu na conta é que não caiu nada bem ...lol ...À noite desfrutamos a beleza dos edificos de uma outra maneira, devido à  sua iluminação...tem um que de magia que nos faz estar sempre de sorriso na boca...e o "olho" então, é incrível como em cada esquina, em cada reentrância, ele está sempre presente...ele é de uma escala impressionante! 
Como já chovia apanhamos de novo o metro para nos recolhermos no hotel. Estávamos todos rotos…andamos perto de 20 km…já não sentia as minhas pernas…

Nenhum comentário: