26 de janeiro de 2011

A Fibromialgia e o frio

Estes dias têm sido terríveis…muito frio - pelo menos para mim - em que a dor proveniente da fibromialgia se intensifica sentindo mais dores e tendo necessidade de aumentar a dose de analgésicos. Este “tal frio” pode prejudicar muito a saúde, quer a nível de ossos, quer a nível muscular.

 Quando a temperatura desce, esta afecta ainda mais as dores e torna-as mais agudas. O que acontece é que com a descida da temperatura, a musculatura tenta defender-se do frio aquecendo-se e, para isso contrai-se, fazendo com que algumas regiões do corpo se tornem mais doloridas e tensas. Esta sensação é horrível principalmente nas zonas das costas, pescoço e ombros. Esta tensão cansa…mais parece que tenho sempre um fardo pesado nas costas e o carrego sempre comigo. Quanto às articulações, como o liquido que as lubrifica se torna mais espesso devido ao esfriamento do corpo, este prejudica os movimentos e provoca alguns incómodos. A mim acontece-me mais de manha – acordo com muita rigidez muscular -pois como o corpo ainda está quente e tem que se habituar à temperatura exterior, o choque térmico é ainda mais sentido nas articulações.
Bem, de qualquer maneira, sintam dores ou não, protejam-se bem do frio pois o alerta amarelo continua e vamos continuar a ouvir as pessoas a dizerem;  “está um frio de doer os ossos”!

Nenhum comentário: