24 de março de 2011

Buddha Eden Garden

No fim de semana fui passear até um sitio que há muito queria ir…como fui para aqueles lados, finalmente sempre fui conhecer o tal “Jardim Buda Eden”…que desde já vos digo que adorei e vale a pena uma visita!
O jardim pertence por assim dizer à Quinta dos Loridos, situada na freguesia do Carvalhal no concelho do Bombarral. Esta quinta pertenceu à família portuguesa Sepúlveda e foi comprada depois pela J.P. Vinhos, S.A., que tem como accionista maioritário o empresário Joe Berardo.
Foi em 2001 que o Comendador Berardo decidiu levar avante o seu sonho de construir um jardim oriental – o Buddha Eden - prestando homenagem aos colossais Buddhas esculpidos na rocha do vale de Bamyan - no centro de Afeganistão - e que foram destruídos apagando da memória grandes obras-primas do período da Arte de Gandhara e que durante séculos foram referências culturais e espirituais. Estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental.


Mal entramos pela quinta somos logo presenteados com um portão enorme, todo ele trabalhado e com umas dimensões bem generosas. 






Começamos a descer e deparamo-nos com grandes estátuas de buddhas – pensava eu, antes de ter visto as principais - espalhados ao longo da descida. 

A verdadeira grandiosidade encontra-se num espaço com um bonito lago – artificial - e um jardim rodeado por buddhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação. As vistas daqui são impressionantes…a luminosidade, as cores douradas dos buddhas, o colorido dos soldados espalhados pela encosta, a grandiosidade das estátuas…nem sabia para onde olhar!...as imagens falam por si! 




O ponto focal do jardim é uma escadaria enorme, bem central, ladeada por muros vermelhos e buddhas dourados que nos dão calmamente as boas-vindas! 







O buddha central deitado, com 15 metros de comprimento é majestoso…





  …quando pensamos que já vimos tudo, aparece-nos uma outra estátua monumental de 21 metros…sem palavras…vejam a escala! 
















À medida que vamos fazendo o percurso, vão emergindo da copa das árvores, as tais estátuas grandiosas e pagodes lindíssimos! Vamos encontrando outras estátuas mais pequenas – meio metro – espalhadas por entre caminhos que se situam no meio da vegetação e árvores de sobreiros e carvalhos.
O espaço é lindíssimo com tanta coisa por desvendar e convêm levar calçado apropriado pois faz-se uma óptima caminhada…eu estive lá cerca de 3h. Para quem quiser dar um passeio mais geral e não se cansar tanto há ainda um comboio que vagueia pelo jardim pois este tem cerca de 35 hectares…é qualquer coisa!!!!



Quase a acabar o percurso mais “agreste” por assim dizer, mais seco, em terra batida…entramos de novo na zona verdejante, colorida, calma…







...aqui podemos apreciar de perto os 700 soldados de terracota pintados à mão e cada um deles é único encontrando-se alguns enterrados como há 2.200 anos atrás – por isso alguns já estão muito estragados…uma pena…



O Buddha Eden é um lugar de reconciliação sem nenhuma tendência religiosa, aberto a todas as pessoas convidando à união, comunicação e meditação, como forma de redescobrir a felicidade, aspirando a paz, força e luz.


Este local tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento interior, através do seu jardim em diálogo com um vasto património escultórico.











 Visitem…apreciem…espero que as imagens vos tenham despertado curiosidade!

Nenhum comentário: