15 de abril de 2011

Casa montblanc

Este projecto habitacional localiza-se no Japão, numa zona tranquila com umas vistas lindíssimas para as montanhas. Ela foi projectada para um casal de jovens e seus dois filhos. 
O projecto é aliciante pois a habitação está num terreno que está rodeado por 3 casas vizinhas e com as suas janelas a abrir para ele. O desafio foi estudar uma forma de criar um espaço aberto e contrariar este local tão encerrado.


































Surge então um edifício com uma empena-casa-forma com um espaço contínuo exterior do 
1º ao 3 º andar debaixo de um telhado muito inclinado. Apenas 5 grandes aberturas no telhado inclinado é que trazem a luz natural suficiente e ar, bem como a paisagem, para o edifício. O edifico tem duas entradas em que uma é para a respectiva habitação e uma outra entrada faz o acesso a um pequeno salão de beleza no piso 0. Neste mesmo piso temos a cozinha, a sala de estar e uma sala de jantar, bem como uma casa de banho de apoio e ainda um pequeno jardim privado que dá luminosidade para a cozinha e sala de jantar. Eu adoro estas pátios...


No piso 1, temos dois quartos para as crianças e a suite dos pais. Encontra-se ainda uma pequena biblioteca que dá acesso a um dos terraços lindíssimos da habitação. O outro terraço, de acesso por um dos quartos de uma criança, tem ainda uma escada em marinheiro - necessário subir com o apoio das mãos e dos pés – que nos leva para o piso 3.




 O piso 3 - uma espécie de sótão – onde poderemos observar a bonita paisagem das montanhas pelos diversos



 As janelas são assumidas como grandes "vazios", sem caixilhos e a sua escala é totalmente diferente das janelas das casas vizinhas. É por isso que há uma escala maravilhosa em redor de toda a área.

O interior do edifico é simples e consegue-se ter uma união entre o interior e o exterior devido à sua luminosidade e aberturas que deixam circular a brisa das árvores e ouvir os pássaros! Dentro deste edifício consegue-se ter uma harmonia com a natureza e ao mesmo tempo privacidade pois todos os vãos foram estudados quanto aos vários ângulos e alturas do terreno, escondendo assim os pontos de vista dos vizinhos

 

































Uma casa simples e original onde se consegue obter uma arquitectura moderna sem fazer uso das coberturas planas! lol…

 

































Um pequeno  jardim é acomodado ao lado da sala de jantar e cozinha

Nenhum comentário: