Hoje que é o Dia dos Avós aproveito para escrever algo acerca do meu único e querido avô! Que ele continue como está, sempre bem disposto, alegre e activo!
Este fim de semana fomos até Almendra tratar de algumas coisas e buscar "alimentos" que, segundo o avô já estava na altura se não depois estragavam-se.
Estava imenso calor no interior...abrimos logo as janelas do piso superior a ver se ao menos uma brisa corria...à tardinha, depois do jantar, fomo-nos pôr à "fresquinha" - como o termo diz, as pessoas puxam de uma cadeira para o exterior e sentam-se no passeio da casa que anteriormente levou com um balde de água para refrescar :)
Aqui está o avô numa de leitura, com o seu livrinho "Irmã Lúcia"...na calmia do Largo da Amoreira...
...aqui apenas passa de longe a longe um carro...lol...
...vê-se um cão encostado a arfar de calor...
...ouvem-se os pardais nas árvores...
...passa um vizinho e cumprimenta "atã cumpadre, vocemessê já ceou"?
Depois lá fomos até ao "prédio" dele, o Carrascal! Fica no alto da colina e ali podemos apreciar um por do sol lindíssimo, rodeados de montanhas e céu!
Aqui lá nos mostrou todo orgulhoso o "biscate" que ele andou a preparar para arrumar os "farragatchos" dele...levantou então dois "barracos" com cimento e...outros materiais...lol
..pôs chapas de zinco na cobertura...reutilizou uma velha porta nossa que dizia todo orgulhoso "não deitei nada fora, olha como funciona bem"...aproveitou umas persianas...enfim...saiu dali o que se chama de Arquitectura Popular! :)
Depois, segui-se a "apanha" das abóboras, dos melões, dos tomates...
...e ele sempre fresco, com aquela genica toda a abaixar-se, a puxar, a arrancar, como se fosse tudo fácil!...
...eu também apanhei...pelos menos também os "acartei" para a carrinha...e bem que eram pesados! :)
Depois, fomos ao "barraco" apanhar batatas - vermelhas, brancas, pequenas, grandes, uma mais esfarelada - de joelhos e a pô-las nos respectivos baldes e caixotes para depois distribuir pela família...
Ó maninhas, para a próxima vêem vocês! :)
E para terminar o passeio em grande só faltava sermos rodeados por este rebanho de ovelhas que nos bloquearam o caminho...que "chinfrim" faziam elas e o cão que as guardava!
E pronto, mais um dia no campo...e um bom banho depois de tanta poeira!Ufa....
Nenhum comentário:
Postar um comentário