22 de maio de 2010

12 de Maio - Dia Mundial da Fibromialgia


 Este é o dia para homenagear quem sofre tantas vezes em silêncio…quem tanto teve para dar esquecendo-se de si próprio…quem exigia de mais delas próprias e tinham uma sensibilidade apurada por tudo e por todos…quem tantas vezes foi até desacreditado devido à falta de informação clínica e familiar, apenas porque deixou de ser quem era e passou a ser DOENTE!

 A fibromialgia –FM - é um conjunto complexo de sintomas e a sua causa e natureza não são conhecidas. O nome FIBROMIALGIA significa dores nos músculos e tecidos conectivos fibrosos (ligamentos e tendões). Afecta inúmeras partes do corpo levando assim a uma grande dificuldade em a diagnosticar. A doença é uma síndrome de dor crónica caracterizada por dor muscular, sono não reparador, rigidez muscular, fadiga, depressão, ansiedade e dor à pressão em 18 pontos específicos. Trata-se de uma doença complexa, sem prevenção, portanto esta deve ser baseada nos cuidados gerais da sociedade, como uma vida regrada, boa higiene do sono, exercício físico regular, alimentação saudável e medidas de combate ao stress excessivo e prolongado. O prognóstico da fibromialgia é mau e condena o utente a dor crónica e limitações funcionais que nunca melhoram completamente, apenas podem ficar mais suportáveis com a optimização dos cuidados gerais de saúde.
Os sintomas principais são:
 
Dor
A dor é crónica e difusa por todo o corpo. A intensidade da dor varia de acordo com as horas do dia, a intensidade dos esforços produzidos, a condição climatérica, a qualidade do sono na noite anterior, aspectos emocionais ou stress.
Uma das características essenciais da fibromialgia é também a existência de áreas sensíveis à pressão chamadas pontos dolorosos, que
ao mínimo toque desperta dor. Estes pontos dolorosos localizam-se em áreas bem identificadas sobre músculos, tendões e tecido adiposo e distribuem-se generalizada e simetricamente.

Fadiga
A fadiga tem maior intensidade de manhã e frequentemente agrava-se a meio da tarde. Este tipo de fadiga não passa com o repouso como acontece noutras situações, ela é persistente e muitas vezes referida como uma espécie de cansaço mental com grande dificuldade de concentração. A falta de energia, leva a que no dia-a-dia a execução de tarefas consideradas simples levem a pessoa à exaustão.
 
Distúrbios do sono
Mesmo dormindo o número de horas necessárias, os doentes com fibromialgia acordam mais cansados do que quando se deitaram pois não atingem o estádio mais profundo do sono - este é superficial e com constantes acordares durante a noite.


Rigidez muscular
Para além da dor, a rigidez é a pior coisa de lidar. Manifesta-se ao acordar ou após longos períodos de permanência na mesma posição, quer sentado quer em pé.

Perturbações cognitivas
De dia para dia, vários sintomas variam: a dificuldade de concentração, falta de memória, confusão mental.. .   
Perturbações gastrointestinais
Referem-se problemas gastrointestinais dos quais se destacam a obstipação, diarreia, dores abdominais, gases e náuseas.

Dores de cabeça
Dores de cabeça recorrentes assim como enxaquecas, que podem limitar a actividade diária do doente.

Hipersensibilidade química
Na multiplicidade dos sintomas, a intolerância e hipersensibilidade a determinados cheiros, ruídos, luzes intensas, medicamentos, alimentos e produtos de limpeza e higiene são também frequentemente referenciados.

Outros sintomas comuns
Dormência e formigueiros nas extremidades, intolerância ao frio, sensação de secura na boca e olhos, alergias, depressão, ansiedade, alterações de humor, dor torácica não cardíaca, tonturas, zumbidos nos ouvidos, visão turva ou desfocada, edema subjectivo e disfunção temporo-mandibular entre outros.

Estes sintomas são muitas vezes agravados por factores externos como o stress, frio, humidade, ruído mudanças climatéricas e excesso de esforço e factores internos como a ansiedade, depressão e variações hormonais.

2 comentários:

A luz do universo disse...

Lê o livro do Lazaeta e ao fim de alguns meses terás um auto controlo da tua saude que te permitirá voltar a ter prazer de viver sem gastar um cêntimo.
Nome do livro:"a medicina natural ao alcance de todos"
Tenho 55 anos e jogo futebol com a alegria e capacidade dos 20.
Boa sorte!

Fernanda Rafaela disse...

Só sabe o que é ter Fibromialgia, quem tem...Eu tenho.Parabéns pelo Blog.Vim atrás de informações sobre o frio/fibromialgia e achei coisas bem interessantes, obrigada!Abraços!