29 de maio de 2010

Alimentos Diuréticos

Estive a fazer uma pesquisa sobre alimentos diuréticos pois ando a fazer muita retenção de líquidos e ainda não sei bem porquê pois pode ser devido a várias causas, como o mau funcionamento dos rins, a incapacidade do coração em bombear o sangue, problemas circulatórios e até a pílula que tomamos pode interferir!...E o que  mais me está a chatear é que até retenção da própria água eu estou a fazer e por isso tenho que beber muito chá em vez de água…é uma chatice…pareço um balão de ar com tanto inchaço…lol…tenho que rir disto tudo, é o melhor remédio…
Os principais sintomas deste problema incluem inchaços nas pernas, nas mãos, nos pés e aumento do volume das nádegas, das coxas e dos seios. Tudo é acompanhado por uma sensação de desconforto e uma espécie de aperto que dilata a região do ventre, afectando o bem-estar geral. Tal como acontece com a celulite, a retenção de líquidos está relacionada com uma acumulação anormal de toxinas em determinadas zonas do corpo.
Os alimentos que devem ser evitados são:
- Reponho, couve e batata-doce – fermentam e provocam gases
- Refrigerantes (mesmo o light e os diet) – são bebidas ricas em sódio
- Enchidos (salame, mortadela – Têm muito sal
- Enlatados em geral: atum, sardinha, milho, ervilhas…
- Café, achocolatado e outros alimentos que contêm cafeína
- Fritos e lanches servidos em fast-food
- Condimentos prontos, como ketchup e a mostarda
- Doces – abusar do açúcar acelera a produção de toxinas.
Coisa pouca não é?!?...e não se gosta nada disto…lol

Bem, mas ao menos podemos ingerir estes alimentos óptimos que até são saborosos: o morango, a abóbora, a beterraba e a cenoura ajudam a acabar com a retenção de líquidos! Estes alimentos diuréticos apresentam alto teor de água na sua composição que ajudam na eliminação dos excessos de líquidos do nosso organismo. A melancia, o melão, o limão, o abacaxi, o maracujá, agrião, alface, repolho, salsa, tomate, alcachofra, pepino, erva doce, coentro, beringela, hortelã, para além de serem alimentos diuréticos possuem também muita fibra que ajudam no funcionamento do intestino.
Quanto a chás, todos eles fazem bem ao organismo, mas principalmente o chá verde, chá de alho, carqueja e cavalinha. A retenção de líquidos pode ser agravada com a falta de cálcio e de magnésio. Podemos encontrar o cálcio no leite e derivados e o magnésio nos cereais, legumes e nozes...esta parte também estou a digerir…como só pão de cereais, legumes estufados e nozes que adoro…

Nenhum comentário: