24 de junho de 2010

Dia 14 Junho de 2010 - SUSHI


O dia estava lindo e a minha vontade de passear era imensa…o sol puxa por mim e estando em boa companhia ainda melhor – o namorado!  :)
Durante o dia, o meu mais que tudo andou sempre a aguçar-me a curiosidade dizendo que me ia levar a jantar a um sítio que há muito eu queria ir. Pensava eu que era um restaurante vegetariano – agora ando numa de querer provar coisas saudáveis - e afinal, o jantar foi num restaurante japonês. Deliciei-me com aquelas maravilhas…hum…soube tão bem…adoro aqueles rolinhos de salmão e abacate…provei os crepes de legumes, o camarão grelhado, a massa…
O Sushi é o casamento do arroz com o peixe cru e é considerada uma comida muito saudável pois a preparação dos ingredientes é feita de modo a conservar a sua frescura e a realçar o seu aroma e sabor. Por ser uma comida leve e natural, é de rápida digestão no organismo. Como é pobre em gorduras e calorias, é a perfeita combinação entre proteínas (peixe cru), hidratos de carbono (arroz) e fibras (algas). No entanto tem de se ter cuidado com as frituras como o tempura. No geral é uma alimentação muito saudável e variada pois inclui 5 sabores básicos no prato: o ácido, o amargo, o doce, o quente e o salgado. 
O Sushi não é nada mais que um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados: 

 

 Niguiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, lula e salmão.





Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar ou legumes.
 
Uramaki: É um sushi às avessas. É composto por arroz recheado com camarão / kani cozido, pepino e alga marinha – nori – e envolto de gergelim. Tem 48 calorias.
 
Temaki: São cones de algas em que os ingredientes são colocados até ao cimo destes, sendo recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes.
A Tempura são frutos do mar e vegetais panados e fritos em óleo fervente.
O Sashimi são fatias de peixe cru degustadas com molho de soja. Temos o maguro: atum; a ika: lula; o ebi: camarão; o shake: salmão.
As Algas são uma importante parte da dieta japonesa pois é muito rica em minerais. Temos a Nori - a mais comum e que são lâminas secas e finas de algas usadas nos “rolinhos” e em outros tipos de sushi  - e a Wakame - utilizada nas sopas ou em alguns tipos de saladas. Bem, com esta descrição toda já me abriu o apetite...por acaso já ia uns rolinhos de sushi variados!!! Adorei a ideia do jantar e soube-me mesmo bem! O namorado é que não aprecia muito este género de culinária mas lá foi comendo, optando mais pelos grelhados.
E lá vai mais um aninho…já são 32! Como voa o tempo…
Temos que aproveitar a vida e viver estes belos momentos e de preferência manifesta-los todos os dias!

Nenhum comentário: