24 de julho de 2010

Cacau versus Chocolate


Quando se fala em CHOCOLATE, referimo-nos a uma composição onde entram diversos e variados ingredientes. Não podemos falar do benefício do chocolate e sim falar das propriedades do CACAU pois este é que contém diversos componentes benéficos à saúde e que podem ser de grande ajuda contra algumas doenças, inclusive o cancro. 
O que torna o Chocolate nosso inimigo é o facto de na sua composição entrar uma grande quantidade de gordura (manteiga de cacau, leite integral, etc) e açúcares. Normalmente as marcas mais baratas utilizam gordura vegetal hidrogenada em vez da manteiga do cacau - é quando o estrago é ainda maior - portanto, nestes casos o chocolate - e não o cacau -  passa a ser nosso inimigo pois se for consumido em excesso, pode ser um dos factores causadores da obesidade e, como consequências, excesso de gordura corporal, triglicerídeos e colesterol elevado. Por isso, um quadradinho de chocolate diário é o suficiente para tirarmos proveito dos seus benefícios e consumido com bom senso, é um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares.
É a pasta de cacau que contém agentes antioxidantes que impedem o depósito de gordura na parede das artérias e diminuem a taxa de LDL - o colesterol ruim - no sangue. Por ser vegetal, a gordura da manteiga de cacau não contém colesterol. Para além disso previne a depressão, as insónias, anemias carenciais, é responsável pela formação de alguns hormónios benéficos, fortalece a resistência imunológica e melhora cabelos e unhas. 
É importante saber quando se pode comer chocolate, e após as refeições é quando é mais sensato abrir a boca a esta delícia, pois assim só se aprecia uma pequena quantidade!! Outra dica é escolher o tipo de chocolate que vamos ingerir. Quanto mais amargo ele for, maior é a quantidade de cacau, maior a quantidade de antioxidantes e menor é a quantidade de gordura. As marcas mais saudáveis são aquelas que contêm uma grande quantidade de cacau e menor de açúcares e gorduras. Às vezes são os chocolates mais caros e a maior parte das pessoas nem aprecia por serem mais amargos, mas isso é que é o verdadeiro cacau! Quanto aos recheios do chocolate é dar prioridade aos que têm passas, flocos de arroz, caju, pois possuem nutrientes que aumentam o seu valor nutricional e não os que estão recheados de cremes pois contêm outros ingredientes prejudiciais. A maioria dos chocolates que compramos tem muito pouco cacau e o chocolate de leite, por exemplo, possui no máximo 40% de pasta de cacau. Para apreciar melhor o chocolate e assim comermos menos, temos que morder pedaços pequenos e deixá-los derreter na língua pois assim é uma forma de prolongarmos o prazer que o chocolate nos dá, saboreando-o bem e deixando que todo aquele sabor se espalhe pela boca. Hum...já me está a abrir o apetite...lol…
O que mais me irrita é saber que nós mulheres estamos limitadas a comer desta maravilha e os homens não! Eles conseguem sintetizar a serotonina mais rapidamente do que as mulheres e são capazes de armazenar o dobro, por isso é que se controlam antes de atacar um chocolate e por vezes criticam as mulheres. E nós mulheres, como temos uma queda na taxa de estrogénio e a elevação dos níveis de progesterona está associada também à diminuição da serotonina, fica claro o porquê das mulheres precisarem de um chocolatinho de vez em quando!! Por isso, quando vamos a restaurantes de self-service, quase sempre há aquela fila enorme de mulheres na área das sobremesas, que mais parece que algo entrou em saldos!! Lol…
É tão bom comer chocolate e sabe-nos tão bem!! As mulheres querem chocolate quando estão zangadas, quando discutem, quando estão com a TPM, quando estão com problemas profissionais, quando querem que o tempo passe mais rápido, quando estão morrendo de ansiedade, enfim, queremos chocolate na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe! Ele traz-nos felicidade pois a serotonina - molécula da felicidade - actua numa área relacionada com as emoções, promovendo o bem-estar e aliviando a tensão. Como o chocolate tem potássio, este também regula o humor e a gordura presente no cacau - ácido oleico e linoleico - alivia a dor, causa euforia, sensação de segurança e calma!
Que venha daí o chocolate…mas chocolate com qualidade e moderação! Apenas temos que fazer um esforço para guardá-lo para um momento oportuno, transformando o simples "comer um chocolate" em um "SABOREAR UM CHOCOLATE"!!!

Nenhum comentário: