10 de novembro de 2010

Dicas do Yoga

Mais uma vez vou escrever sobre o Yoga, pois noto cada vez mais os benefícios dos exercícios no meu corpo e mente! A minha aula de yoga começa logo com uns minutos de concentração em nós próprios…a música de fundo ajuda-me a serenar e a perceber o que o corpo me está a pedir. A Concentração faz-me desligar do mundo exterior e focalizo-me simplesmente nos movimentos do corpo e sinto o bater do coração…que logo pela manhã é bem acelerado e tenho que acalmar as 100 pulsações! Tento que todos os meus pensamentos externos sejam bloqueados e nada me incomode, concentrando-me apenas no momento presente de maneira a aproveitar aquele tempo que tenho só para mim.
A segunda fase - não tendo propriamente que haver uma sequência - é respiração. Tento acalmar-me respirando correctamente e pausadamente - no nosso dia-a-dia isso não acontece e nem nos apercebemos – deixando-me embalar pela música que nos leva para espaços harmoniosos e serenos. A parte da respiração é a mais complicada para mim pois há que a dominar e haver um grande controlo, pois é a respiração que nos conduz ao movimento e não o contrário. Noto isso nos exercícios mais complicados em que fico ofegante por me estar a esforçar, quando devia era estar a respirar correctamente e forçar o meu corpo a fazer uma posição calmamente e sem “sacrifício”!!!

Outro ponto importante no Yoga é a centralização. Logo no inicio, quando nos sentarmos com as pernas cruzadas já estamos a focar as nossas forças para o centro do corpo, fazendo com que se desenvolva a força do core – músculos que preenchem todo o comprimento do tronco: coluna, pélvis, escápula e ombros. Ao fortalecer o core mantemos o corpo mais estável e equilibrado podendo por exemplo reduzir as dores nas costas. O objectivo da centralização é manter uma base sólida fazendo com que a transferência de energia seja a partir do centro do nosso corpo para os restantes membros. Pequenos gestos do nosso quotidiano prejudicam-nos muito e só o facto de nos sentarmos correctamente já evita problemas de coluna.
Todos os exercícios do Yoga devem ser feitos pausadamente, com movimentos controlados, fluidos e lentos para que o nosso cérebro “assimile” certas posições como não sendo difíceis e impossíveis de concretizar - daí termos que estar supre com um sorriso. Lentamente, tentamos dar sempre o nosso melhor em cada posição pois só assim desenvolvemos o controlo físico e mental! Cada exercício que faço, tento controlar aos poucos o meu corpo, obrigando-me a ter uma maior consciência corporal.
Ao aperceber-me da dificuldade de alguns exercícios ainda maior consciência corporal tenho que ter para a minha própria segurança física. Todos os movimentos têm uma sequência e todos eles têm de ser bem coordenados, havendo uma grande precisão e tentando controlar mais uma vez a respiração e tudo o que foi mencionado atrás. O Yoga é uma sequência de movimentos relacionados entre si, que passam fluentemente de um para o outro. Havendo precisão nos movimentos, evitamos a fadiga, a dor corporal e aprendemos a ter posturas mais correctas.
Diariamente, temos que cuidar do nosso corpo a nível muscular, para assim termos uma maior agilidade, quer a nível físico, quer a nível mental. É importante durante alguns minutos executar exercícios de Yoga. Eu, logo pela manhã, como acordo meio “trôpega”…. lol … tenho necessidade de fazer os meus alongamentos que realmente me custam fazer mal acordo, pois a elasticidade é pouca, mas o esforço compensa pois pelo menos aliviam-me as dores com que acordo e o dia corre-me depois muito melhor!

Resumindo… uma respiração controlada, uma maior concentração nos movimentos, algumas poses e alongamentos bem estruturados acompanhados ao som de uma boa música, colocam o corpo num estado de maior harmonia e equilíbrio!

Um comentário:

cris disse...

ah querida, que delicia de post, foi se eu mesma estivesse fazendo a aula, pena que a minha é só amanhã.
Beijos!