25 de junho de 2011

Masdar City, a extravagante cidade “verde” do futuro

Os Emiratos Árabes Unidos estão, sem dúvida, a conseguir assegurar uma posição de destaque na próxima vaga tecnológica no campo da energia, investindo para isso, parte dos excedentes que lhes vêm do petróleo. Muito na linha do que defendia o sheik Ahmed Zaki Yamani, quando afirmava que “A idade da pedra não acabou por falta de pedras e a idade do petróleo não acabará por falta de petróleo”. Depois de o Dubai ter apresentado o primeiro hotel de sete estrelas do mundo e ilhas artificiais em forma de palmeira, o melhor talvez seja levar bem a sério esta nova ambição dos Emirados Árabes Unidos.


















Estamos habituados a ver no cinema grandes filmes que nos transportam para cidades futuristas, como é o exemplo do “O Quinto Elemento” em que os carros entrecruzam-se vários metros acima do solo e agora mais parece que essa cidade futurista passará a realidade no deserto árido do Médio Oriente. Em Masdar, não precisará de conduzir! 
Os carros serão substituídos por "unidades de rápida transportação públicas", veículos movidos a energia solar, que poderão transportar seis passageiros às 1500 estações que estarão distribuídas pela cidade. Já testaram o protótipo Superbus, inteiramente movido a electricidade que tem seis rodas e doze portas, com uma capacidade de 23 lugares. Já o design não poderia estar mais longe dos autocarros (ônibus) tradicionais, fazendo lembrar uma versão alongada do carro de Michael Knight, em O Justiceiro.
Será possível criar, até 2025, uma cidade do futuro que seja inteiramente sustentável e alimentada a energias renováveis produzidas localmente? Parece-me que sim!


Masdar City é uma cidade sustentável em construção no deserto, a poucos quilómetros de Abu Dhabi, que junta a construção tradicional árabe à tecnologia de ponta. Masdar City pretende ser uma montra do que melhor se pode fazer em sustentabilidade. 
















O objectivo é criar uma cidade limpa, com zero emissões de carbono, sem lixo e, isto tudo, em seis milhões de metros quadrados no deserto. Será uma área projectada para interagir em harmonia com a Terra, reduzindo drasticamente os resíduos, a sua pegada de carbono e as emissões industriais". A cidade, que no total irá construir a casa de 40 mil moradores e centenas de empresas, integrará toda a gama de energias renováveis ​​e tecnologias de sustentabilidade, através de uma comunidade de vida e de trabalho. 















Um dos grandes objectivos de Masdar é promover o "andar". Por isso, as plantas da cidade contam com parques, praças e jardins projectados de acordo com a tradição paisagística árabe. Até as ruas e edifícios serão construídos para evitar a utilização do ar - condicionado. A orientação das fachadas e das ruas estreitas – sem a preocupação de espaço para os automóveis – e com aragens de vento tornam a cidade mais fresca do que qualquer outra naquela região. 
Masdar City vai funcionar a partir do sol. Uma grande central fotovoltaica de 100 mega watts já está operacional, servindo para alimentar os primeiros edifícios da cidade e as actividades de construção no local. Em paralelo, os edifícios terão água quente aquecida por painéis de solar térmico. Os planos para Masdar City incluem ainda uma gestão eficiente da água e uma central de dessalinização com recurso à energia solar. Masdar City é um oásis para qualquer ambientalista e um pólo de atracção empresarial da economia verde.
Resta saber se Masdar City se tornará um exemplo para o resto do mundo… ou mais um capricho restrito para as elites do petróleo.


Um comentário:

Ilona Bastos disse...

Um post fantástico. Gostei imenso!