28 de maio de 2012

Crómio

Tenho  andado a pesquisar alguns assuntos acerca de apetite e emagrecimento. Ando duas vezes por semana no ginásio e pratico spining e o indoorwalking...perco bastante calorias e depois ainda vou para as máquinas para reforçar a parte muscular...mas a balança não se tem mexido! :(
A verdade é que na alimentação de vez em quando perco-me... principalmente quando me dá aquela compulsividade por coisas doces...parece por demais possa...pareço aqueles fumadores que ficam nervosos se não fumarem um cigarro....lool...


Porque é que temos gula??? ...porque é que de repente da-nos aquela vontade de comer algo doce?...
Acontece que temos os chamados "picos" de insulina no sangue e isso acontece quando comemos muito açucar refinado. Imaginem que para o açucar chegar as celulas precisa de um carro chamado insulina. Agora imaginem que se comermos uma bola de berlim não necessitamos de um carro insulina mas sim um camião! Deste modo, quando anda muita insulina no sangue, temos tendencia a ter mais gula. Dai termos de evitar estas passagens do camião insulina!lol
Para estabilizar a insulina no sangue existe um mineral que ajuda a isso - o crómio!Ele ajuda-nos a ficar mais calminhas porque o mau humor também está relacionado com isso e por vezes a nossa gula é simplesmente falta de crómio.
 "Cientistas descobriram que pessoas que não tem crómio são mais obesas. É um mineral que processa gordura e carboidratos. É essencial na digestão do acúcares, por isso é encontrado em abundância nas frutas e vegetais."
Muitas pessoas com baixos níveis de crómio sentem fome após as refeições, de forma espontânea e injustificada. As quedas súbitas dos níveis de açúcar no sangue podem ser responsáveis por esta vontade de comer, não necessária. Quando se toma um suplemento de crómio, o corpo ajusta com mais facilidade o nível de açúcar no sangue, o que, por sua vez, inibe o “desejo” de doces, chocolates ou refeições intercaladas. Para certas pessoas, ter “pouco açúcar no sangue” pode gerar apenas ansiedade mas, a verdade é que um grande número de pessoas sofre de sintomas que podem estar directamente relacionados com este baixo nível de açúcar no sangue. Alguns dos sintomas mais comuns são:
cefaleias
fadiga
insónia
alterações do humor/irritabilidade
tremores
vertigens
Estes sintomas costumam surgir poucas horas após as refeições causando também sensação de fome, irritabilidade ou palpitações. Estas situações desaparecem geralmente após a ingestão de alguma coisa doce, como um bocado de chocolate, mas isto pode originar aumento de peso, a longo prazo.
Muitas vezes quando queremos mesmo muito comer algo doce, na verdade, o que seu corpo está pedindo é crómio.  Além de ajudar a perder peso, o crómio previne a diabete.
É um produto a pensar! :)


Nenhum comentário: